Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Travessia de verão - Truman Capote

Tenho pra mim que existem livros que conseguem crescer na gente e livros que, não adianta, não vingam. Acho que isso tem muito a ver com a identificação com determinado personagem ou com o ambiente da narrativa e, como diz minha amiga Luciana, que já escreveu sobre o livro Risíveis Amores (Milan Kundera) por aqui, a gente sempre se busca em personagens e, coincidência ou não, meus livros preferidos são exatamente aqueles em que lendo eu também me li. 

O fato é que Travessia de verão, do Truman Capote, não vingou. Comprei ele há um tempão e já tinha tentado ler e acabei abandonando - e olha que isso é difícil. O fato é que o autor acaba tendo um peso maior do que a própria história. Presta-se mais atenção nisso ou naquilo por saber se tratar de um texto do Capote, entende? E quando se esquece desse detalhe, esse livro passa a ser mais um. 

Explicação pra isso? Tem. Travessia de verão é um primeiro romance precoce de Truman que ficou guardado por décadas e quase se perdeu. Capote, aliás, deixou indícios de que gostaria que o romance jamais fosse publicado. Então é aquela coisa: algo que ele escreveu, não gostou e deixou na gaveta. 

O romance é um relato sobre amor e juventude tendo Nova York como pano de fundo. Grady, menina de família rica, acaba ficando sozinha em sua cobertura na Quinta Avenida enquanto seus pais fazem um cruzeiro. Vendo-se sozinha, ela acaba deixando-se envolver mais ainda em seu caso de amor com um jovem judeu que trabalha com atendente num estacionamento de automóveis. 
 O título diz respeito tanto à viagem dos pais de Grady quanto à própria Grady, que, ao se ver cercada de liberdade, acaba também fazendo uma travessia pessoal. 

É um livro que faz muito mais sentido para quem já tem algum contato com Capote. "Embora não seja uma obra refinada, o romance reflete claramente o surgimento de uma voz original e de um prosista surpreendentemente talentoso." (Alan U. Schwartz).


Um comentário:

  1. Não percebi, aconselha-nos a ler ou não? Fiquei confuso :P

    ResponderExcluir